sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ecologia - Qualidade de Água, Qualidade de Vida


A água é um recurso limitado e vulnerável, necessário à vida, ao desenvolvimento e ao meio ambiente. 97,5% da água do mundo é salina e, dos 2,5% de água doce, 1,75% está armazenado em geleiras e calotas polares; assim sobra menos de 1% que a humanidade pode aproveitar. 
Como o Brasil tem uma das maiores vazões superficiais do planeta, sugere-se que há uma fartura de água. Ocorre, porém, que essa água é desigualmente distribuída pelo território nacional e, além disso, quantidade não significa qualidade.
De toda a água disponível, 70% é para agricultura, 20% para a indústria e 10% para uso doméstico.
Atualmente a maioria da população brasileira não tem acesso a água potável de qualidade, devido ao péssimo manejo dos recursos hídricos. A poluíção pela falta de tratamento do esgoto é uma das grandes causas de doenças em crianças e nas populações mais pobres. 
Em quase todo o Brasil, ainda hoje o saneamento básico e o tratamento de esgotos são ignorados por grande parte da classe política e o total do investimento no setor é irrisório.
Como se não bastasse essa negli-gência grave, o nível de desperdício da água na agricultura, na indústria, nos serviços e também no uso doméstico, é gigante.
Na produção de um quilo de arroz, gastam-se três mil litros d'água; um quilo de carne de gado requer 15 mil litros; se obtêm um litro de leite gastando mil litros de água.
A água é um recurso natural renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de recarregar seus suprimentos, porém o consumo atual e a falta de políticas públicas adequadas estão levando ao comprometimento dessa reposição.
As águas da chuva que caem em regiões desmatadas ou em áreas urbanizadas normalmente escoam rapidamente sem penetrar no subsolo, deixando de alimentar o lençol de água subterrânea e reduzindo o volume de água dos rios.
As florestas exercem papel fundamental na sobrevivência do planeta. Além da biodiversidade de fauna e flora, as florestas são consideradas grandes "produtoras" de água doce: as águas das chuvas que caem em regiões florestadas penetram no subsolo que alimenta as nascentes que, por consequência, abastecem rios, córregos e todos os mananciais.
A preocupação prioritária seria proteger os cursos d'água, as nascentes e as áreas de recarga dos aquíferos. O que vemos sempre mais, entretanto, são as agressões maciças aos corpos d'água e as tentativas de reduzir as medidas legais de proteção, contribuindo a cada dia para a degradação da qualidade da água.
A necessidade de uma gestão mais sustentável e justa dos recursos naturais se faz cada dia mais urgente para uma abordagem integrada dos sérios desafios da Humanidade do Terceiro Milênio.

*Jack d'Emilia, italiano enraizado no Brasil há mais de vinte anos, agitador e produtor cultural, é sócio fundador e atual vice presidente do Núcleo Ecológico de  Pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, seu comentário será exibido em breve.