sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Animal - Posse Responsável


Quem consegue resistir a um filhote fofinho? De cachorro, gato, passarinho... Mas antes de adquirir um animal, considere que ele passará alguns anos com você. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo, ele precisará de um local para dormir, ração, vacinas e muito carinho. Verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
Prefira adotar animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de pagar por eles.
Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas individualidades. Por exemplo, cachorros de grande porte necessitam de mais espaço e atividades  físicas intensas, os pequenos vivem bem em apartamentos mas são mais dependentes do dono. Durante o passeio, não se esqueça de recolher dejetos (cocô) e jogar em local apropriado.
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

É lei!
O abandono de animais entrou na lei e agora é crime, assim como o tráfico de animais que também teve sua pena endurecida.  Foi aprovada  multa e  pena de 1 a 4 anos de prisão para o crime de maus tratos e pode chegar a 6 anos caso leve o animal à morte. Os juristas qualificam as penas de acordo com o tipo de lesão causada ao animal. Denuncie!

Texto: Suely Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde, seu comentário será exibido em breve.